segunda-feira, 16 de maio de 2011

Moussaka





Moussaka é um prato típico da Grécia, que é normalmente feito com cordeiro, adaptado perfeitamente, com carne bovina moída. Combinando o sabor picante da berinjela, a consistência da batata, a suavidade do bechamel e a leve acidez do molho de tomate, formam esse delicioso bolo grego. Parecido com uma lasanha, perfumado com hortelã e o toque clássico da noz moscada e canela em pó. Para os leigos, pode não ser muito fácil de preparar, mas, é um prato notável e surpreendente para os verdadeiros apreciadores. É só ter calma, paciência e capricho, que será uma explosão de sabores na hora de degustar. Após experimentar, ele irá te conquistar.

Ingredientes

5 berinjelas
4 batatas médias cozidas e sem casca
500 g de carne moída
300 ml de molho de tomate
1 xícara (chá) de molho branco
½ xícara (chá) de parmesão ralado
1 cebola
1 dente de alho
Sal
6 folhas de hortelã
2 gemas
Canela em pó e noz moscada a gosto

Preparo

Corte as berinjelas em fatias. Regue com um pouco de azeite. Leve em uma grelha ou chapa bem quente até ficarem apenas douradas de ambos os lados.





Pique a cebola e cozinhe durante alguns minutos em uma frigideira quente com azeite, acrescente o alho. Junte a carne moída, o sal e a canela, e em seguida, o molho de tomate, deixando por mais alguns minutos até encorpar. Separe a folhas de hortelã, pique e acrescente quando a carne estiver pronta. Corte as batatas em rodelas já cozidas. Tempere o molho branco com um pouco de noz-moscada e acrescente as gemas.






Montagem

Em um refratário coloque um pouco de azeite e um pouco do molho com a carne. Depois coloque as berinjelas, uma camada de molho e uma de batatas. Repita este procedimento até alcançar o alto do refratário.








Cubra com o molho branco. Polvilhe o queijo parmesão ralado e cozinhe no forno até gratinar.






Deixe repousar 5 minutos e sirva.


Rendimento: 8 porções


Informação nutricional (porção)

Energia: 258 kcal
Proteína: 20 g
Carboidrato: 25 g
Lipídeo: 9 g
Vitamina B3: 4,2 mg
Vitamina C: 17,4 mg
Fósforo: 257 mg
Ferro: 2,1 mg
Zinco: 3,6 mg
Potássio: 797 mg
Fibras: 4,3 g


Dica: Use pimenta do reino se preferir. Acompanha salada de folhas verdes, pão e um bom vinho tinto.


De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convêm que isto se faça assim. Tiago 3:10. Reflexão: Devemos proferir da nossa boca apenas palavras de bençãos, pois assim, geramos bençãos em nossas vidas e na vida de nosso próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário