sexta-feira, 20 de maio de 2011

Filé de peixe com ervas





Fiquei entusiasmada em fazer essa receita porque amo peixe. As ervas frescas me inspiram muito, os tomatinhos e mini cebolas me cativam por sua delicadeza. Comer bonito e colorido é comigo mesma. Sei que peixe assado e grelhado é mais saudável, mas me permitir sem exageros uma friturinha (como diriam meus filhos, risos) é praticamente aceitável. Enquanto preparava os filés de peixe, foi impossível não sentir o apetite estimulado com o perfume vindo do forno, total responsabilidade do manjericão e tomilho agregados ao alho, cebola e azeite. É tão indescritível, que só tem um jeito de saber, conferindo. Na vida é importante confiar, na culinária também, principalmente em uma receita testada e aprovada. Para você, sempre recomendo o melhor.


Ingredientes

6 dentes de alho descascados e inteiros
300 g de mini cebolas cortadas ao meio
300 g de tomate cereja cortados ao meio
1 maço de ervas (manjericão, salsa e tomilho picados grosseiramente)
½ xícara (chá) de azeite
Sal e pimenta a gosto
1 kg de filé de merluza
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 ovos
2 xícaras (chá) de fubá
Óleo para fritar


Preparo

Em uma assadeira grande, coloque o alho, a cebola, o tomate e as ervas. Misture o azeite, o sal e a pimenta. Envolva os filés de peixe e cubra com filme plástico. Leve à geladeira por 1 hora.







Retire os filés de peixe, passe na farinha de trigo, em seguida nos ovos batidos com um pouco de sal e por último no fubá.  Leve à geladeira.








Ponha a assadeira com a marinada (a mistura de temperos) no forno, pré aquecido a 200 °C e deixe que asse durante 20 minutos.








Retire os filés empanados da geladeira e frite-os no óleo quente até dourar. Sirva com o molho da assadeira.


Rendimento: 6 porções



Informação nutricional (porção)

Energia: 694 kcal
Proteína: 40 g
Carboidrato: 71 g
Lipídeo: 28 g
Vitamina B3: 5,3 mg
Vitamina C: 12,8 mg
Vitamina E: 14,7 mg
Fósforo: 561 mg
Magnésio: 111 mg
Ferro: 3,2 mg
Selênio: 11 mg
Potássio: 904 mg
Fibras: 4,7 g



Dica: Não usei pimenta do reino e sim pimenta vermelha. Sirva com arroz, salada de folhas e escolha o vinho.

E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas como não tem raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam. Lucas 8:13.
Refletindo: Como a semente germina em terra fértil e não sobre pedra, a palavra de Deus em nossas vidas é a semente que precisa brotar e criar raízes em nossos corações, não nos deixando desviar do bom e melhor caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário