sábado, 14 de maio de 2011

Batata recheada com strogonoff de filé mignon




Quem nunca comeu uma batata recheada no shopping? Com recheios suculentos, cremosos de dar água na boca? Trata-se da batata grande, assada com casca, num forno especial. Existe uma variação incrível de ingredientes disponíveis para o recheio: frango desfiado, palmito, strogonoff de frango, carne ou camarão, carne seca, queijo e requeijão. Na versão caseira, conseguimos preparar uma receita sem dificuldades, com boa aparência, principalmente nutritiva e gostosa. Não esqueça que comemos também com os olhos. A batata recheada pode ser um prato sofisticado, podendo ser servido sozinho ou como acompanhamento.

 Ingredientes
6 batatas grandes de formato regular, com casca
1 colher (sopa) de óleo
2 ½ colheres (sopa) de margarina sem sal
1 cebola picadinha
½ k de filé mignon cortado em cubinhos
1 colher (sopa) de conhaque
1 colher (sobremesa) de mostarda
1 colher (sopa) de molho inglês
Sal a gosto
½ xícara (chá) de polpa de tomate
Cogumelos fatiados a gosto
½ lata de creme de leite sem soro
1 colher (café) de páprica picante (opcional)
1 colher (sopa) cheiro verde (opcional)
Batata palha

Preparo
Lave bem e seque as batatas, fure-as com um garfo.


Passe margarina e sal a gosto.




Embrulhe cada batata em papel alumínio e leve ao forno médio (180°C) preaquecido, por 35 minutos. Vire-as e asse por mais 35 minutos ou até que estejam macias. Em uma panela, adicione o óleo e a margarina, junte a cebola até dourar. Acrescente a carne e frite, mexendo até mudar de cor. Junte o conhaque, depois de 4 minutos, a mostarda, o molho inglês, o sal e a polpa de tomate. Cozinhe em fogo médio até encorpar. Acrescente os cogumelos, o creme de leite, a páprica, o cheiro verde, misture tudo e retire do fogo.

Montagem
Abra o papel alumínio e corte as batatas assadas, no sentido do comprimento, sem parti-las por completo. Com o auxílio de um pano de prato, aperte as extremidades da batata, pressionando cuidadosamente para o centro.


Na cavidade formada, coloque o strogonoff. Utilize a batata palha para decorar e dar um sabor especial. Sirva em seguida.

Rendimento: 6 porções

Informação nutricional (porção)
Energia: 384 kcal
Proteína: 22 g
Carboidrato: 30 g
Lipídeo: 19 g
Vitamina B1: 0,3 mg
Vitamina C: 60 mg
Vitamina E: 4 mg
Fósforo: 244 mg
Ferro: 2,7 mg
Zinco: 2,7 mg
Potássio: 863 mg






Dica: Uma segunda opção é retirar a polpa da batata assada e misturar com margarina, para se obter um purê. Em seguida junte ao strogonoff. Não é necessário voltar as batatas ao forno, pois resseca o recheio. CUIDADO para não se queimar, na hora de retirar o papel alumínio das batatas quentes.






Porque Deus ordenou, dizendo: Honra o teu pai e tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá. Mateus 15:4


Para refletir: Deus nos manda honrar pai e mãe, sob qualquer situação e condição, devemos respeitar nossos pais e teremos longos dias na terra.

3 comentários:

  1. Que coisa mais linda e deliciosa wélda!
    Saudade das batatinhas de mamãe, vou ver se nay da conta de fazer, até irmos para ai, come-las (feitas por wéll).
    Beijosssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Amei amiga, queria saber como fazer, vou fazer depois te falo. Suas comidas sempre foram muito gostosas.bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  3. É a batata recheada mais gostosa que já comi. Hummmm. Bjssss.

    ResponderExcluir