Stromboli é um pão italiano que leva diversos recheios como: pepperoni, manjericão fresco, alho cru, mussarela, brócolis, presunto cru (Parma) ou presunto cozido. Semelhante a uma pizza enrolada, permite comer sem prato e sem talheres, podendo ser servido como entrada ou acompanhado de salada. Na gastronomia temos liberdade em adaptar uma receita para a região onde vivemos. Com isso, o recheio escolhido foi a mussarela, presunto cozido, alho, um fio de azeite e folhas de manjericão fresco. Não deixando de causar uma explosão de sabores e surpresas ao assar, com o queijo extravasando, imitando as larvas de um vulcão. Para decorar, o sal grosso deu uma aparência especial e o alecrim um toque bem perfumado. Buon appetito!
Ingredientes
Massa
½ kg de farinha de trigo
200 ml de água
30g de fermento biológico fresco
10g de sal
50 ml de azeite de oliva
Pimenta a gosto
Recheio
150g de mussarela
150g presunto cozido
10 folhas de manjericão
1 dente de alho
Sal grosso e alecrim para decorar
Massa
Ponha a farinha e o sal num recipiente. Acrescente o fermento, a água e o azeite de oliva. Forme uma massa delicada e deixe descansar por 30 minutos à temperatura ambiente.
Montagem
Abra a massa até formar um retângulo de 30 cm x 40 cm. Espalhe a mussarela, o presunto, as folhas de manjericão e o alho picado em toda a extensão da massa.
Enrole a massa e coloque numa forma untada com a extremidade virada para baixo. Usando uma faca, faça cortes profundos para que o queijo extravase durante o processo de assar, como num vulcão. Decore com sal grosso e alecrim.
Deixe a massa crescer até dobrar de volume e leve ao forno a 180 ºC-200°C durante cerca de 20 minutos.
Rendimento: 1 pão (10 fatias de 100 g)
Informação nutricional (fatia):
Energia: 286 kcal
Carboidratos: 37,2 g
Proteínas: 12,2 g
Gorduras totais: 9,9 g
Cálcio: 87,2 mg
Fósforo: 114 mg
Folato: 43,4 mcg
Vitamina B3: 1,7 mg
.
Dicas de Wéll: Utilize seu recheio predileto.
Na minha angústia clamei ao SENHOR, e me ouviu. SENHOR, livra a minha alma dos lábios mentirosos enganadora. Salmos 120: 1-2
Nenhum comentário:
Postar um comentário