sábado, 24 de março de 2012

Pudim de goiaba com calda









Esse pudim é primo bem próximo do mousse. Muito parecidos em sua consistência e percebe-se quando levado à boca, possui as mesmas características. Descascando e cortando as goiabas, fiz uma viagem no tempo. Inevitável não recordar os mesmos procedimentos quando menina, porem sem experiência, ajudando a minha mãe preparar belas compotas. Emocionada com muitas lembranças, pensei, para essa receita, comprei as frutas e antigamente colhíamos no pé do quintal de casa. Saudade! Ainda bem que optei por esse pudim, pois se fosse a compota seria muito difícil não chorar! Mas, a alegria superou e conclui o prato com êxito. Mostrou-me que trabalhar novamente com a goiaba “in natura” além de ser delicioso, foi emocionante. Com esse pudim desejo bom apetite aos gulosos...





Ingredientes

Pudim

6 goiabas vermelhas grandes e bem maduras








1 xícara (chá) de água

1 envelope de gelatina incolor hidratada

1 envelope de gelatina vermelha sem sabor

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite




Calda

2 goiabas vermelhas grandes e maduras

1 xícara (chá) de água

½ xícara (chá) de açúcar




Preparo

Pudim: Pique as goiabas, sem a casca e sem as sementes, bata bem no liquidificador com a água. Reserve. Hidrate os dois tipos de gelatina conforme as instruções da embalagem e adicione às goiabas batidas. Em seguida junte o leite condensado e o creme de leite e bata por dois minutos. Passe para uma forma untada com óleo. Cubra com filme plástico e leve a geladeira até firmar.









Calda: Retire a casca e o miolo das frutas. Corte em cubos e bata a metade no liquidificador com a água. Leve ao fogo em panela com o açúcar e a goiaba restante. Cozinhe em fogo baixo mexendo até engrossar.   Sirva sobre o pudim.









Rendimento: 8 fatias de 152 g











Informação nutricional (fatia):

Energia: 378 kcal

Carboidrato: 57 g

Proteína: 6,5 g

Gorduras totais: 14 g

Cálcio: 185 mg

Fósforo: 153 mg

Potássio: 353 mg

Vitamina A: 64 RE

Vitamina C: 110 mg




Dicas de Wéll: Escolha as frutas maduras porem firmes. Forminhas individuais podem ser substituídas pela forma grande.




O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra. Salmos 121:2.

Um comentário: