sábado, 18 de junho de 2011

Mungunzá ou canjica


Este doce é originário da África e muito tradicional em alguns estados do Brasil, em particular nos do Nordeste. O mungunzá ou canjica pode ser consumido no café da manhã ou como uma sobremesa no meio da tarde. Eu comi muito este doce na minha infância, minha mãe dizia que o segredo é sempre deixar o milho branco bem cozido e caldo bem grosso. Com a chegada do frio, aumenta ainda mais a vontade de se deliciar com comidinhas quentes e bem feitas. Trago esta opção saborosa, relembrando bons tempos, também algumas combinações de ingredientes que é um estouro. Falo da mistura infalível do leite de coco, o amendoim e a casca de limão que utilizei na receita. Um doce tradicional com garantia de sucesso na certa. Bom apetite!

Ingredientes
250 g de milho para canjica
3 cravos
1 canela em pau
1 pedaço de casca de limão
1 litro de água
½ litro de leite
1 vidro de leite de coco (200 ml)
2 xícaras (chá) de açúcar
100 g de amendoim torrado sem pele

Preparo
Deixe o milho de molho em água da noite para o dia, depois escorra e coloque na panela de pressão com 1 litro de água, o cravo, a canela e a casca de limão.


Deixe cozinhar durante 40 minutos ou até que o milho esteja bem macio. Abra a panela, acrescente o leite, o leite de coco e o açúcar.


Deixe ferver sem pressão, mexendo até engrossar um pouco. Desligue o fogo, salpique o amendoim. Sirva quente ou gelada

Rendimento: 12 porções

Dica de Wéll: Se preferir polvilhe canela em pó na hora de servir.
Triture o amendoim se desejar.

A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Romanos 13:10.

Vamos refletir: A palavra de Deus diz para amarmos a Ele sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Pois quem não ama seu próximo, consequentemente não pode dizer que ama a Deus. Cumprindo os mandamentos que nos foi dado, agradaremos nosso Soberano Deus e o amor nos trará benefícios.

Deus amou o mundo de tal maneira, que deu Seu único filho para morrer na cruz por nós. Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário