sábado, 5 de maio de 2012

Stromboli








Stromboli é um pão italiano que leva diversos recheios como: pepperoni, manjericão fresco, alho cru, mussarela, brócolis, presunto cru (Parma) ou presunto cozido. Semelhante a uma pizza enrolada, permite comer sem prato e sem talheres, podendo ser servido como entrada ou acompanhado de salada. Na gastronomia temos liberdade em adaptar uma receita para a região onde vivemos. Com isso, o recheio escolhido foi a mussarela, presunto cozido, alho, um fio de azeite e folhas de manjericão fresco. Não deixando de causar uma explosão de sabores e surpresas ao assar, com o queijo extravasando, imitando as larvas de um vulcão. Para decorar, o sal grosso deu uma aparência especial e o alecrim um toque bem perfumado. Buon appetito!




Ingredientes




Massa

½ kg de farinha de trigo

200 ml de água

30g de fermento biológico fresco

10g de sal

50 ml de azeite de oliva

Pimenta a gosto




Recheio

150g de mussarela

150g presunto cozido

10 folhas de manjericão

1 dente de alho

Sal grosso e alecrim para decorar




Massa

Ponha a farinha e o sal num recipiente. Acrescente o fermento, a água e o azeite de oliva. Forme uma massa delicada e deixe descansar por 30 minutos à temperatura ambiente.




Montagem

Abra a massa até formar um retângulo de 30 cm x 40 cm. Espalhe a mussarela, o presunto, as folhas de manjericão e o alho picado em toda a extensão da massa. 










Enrole a massa e coloque numa forma untada com a extremidade virada para baixo. Usando uma faca, faça cortes profundos para que o queijo extravase durante o processo de assar, como num vulcão. Decore com sal grosso e alecrim.









Deixe a massa crescer até dobrar de volume e leve ao forno a 180 ºC-200°C durante cerca de 20 minutos.










Rendimento: 1 pão (10 fatias de 100 g)










Informação nutricional (fatia):

Energia: 286 kcal

Carboidratos: 37,2 g

Proteínas: 12,2 g

Gorduras totais: 9,9 g

Cálcio: 87,2 mg

Fósforo: 114 mg

Folato: 43,4 mcg

Vitamina B3: 1,7 mg

.

Dicas de Wéll: Utilize seu recheio predileto.


Na minha angústia clamei ao SENHOR, e me ouviu. SENHOR, livra a minha alma dos lábios mentirosos enganadora. Salmos 120: 1-2

Nenhum comentário:

Postar um comentário