sábado, 14 de abril de 2012

Pão marguerita







Este pão é interessante e atraente ao primeiro olhar! O seu formato lembra-nos um bolo. Não é pizza, mas tem um sabor parecido. Fiquei empolgada com esse desafio, pois me pareceu complicado, mas não que fosse impossível! Por outro lado, se a ideia for lanchar, petiscar ou simplesmente paixão em colocar a mão na massa, teremos um pão deliciosamente artesanal. Para quem aprecia e possui grande atração por elaborações de massas caseiras, essa sugestão é nobre. Gosto de variar, mas nada me deixa mais feliz do que compartilhar.




Ingredientes


Massa

30g de fermento biológico fresco

½ colher (sopa) de açúcar

½ xícara (chá) de água

½ xícara (chá) de leite

4 colheres (sopa) de margarina

2 ovos

½ colher (sopa) de sal

3 a 4 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 gema para pincelar

Queijo parmesão ralado para polvilhar



Recheio

200g de mussarela ralada

1 tomate sem sementes picado

½ xícara (chá) de folhas de manjericão (lavadas e secas)

Sal, pimenta e orégano a gosto

1 colher (sopa) de margarina amolecida




Preparo

Massa: Em uma tigela, misture bem o fermento com o açúcar. Junte a água e o leite, a margarina, os ovos levemente batidos com um garfo, e o sal. Acrescente a farinha aos poucos, misturando e trabalhando a massa até que solte das mãos. Cubra com um pano limpo e seco até dobrar de volume.









Recheio: Misture a mussarela com o tomate, sal, pimenta e o orégano. 









Montagem: Divida a massa em bolinhas do tamanho de uma noz. Abra cada uma na mão e recheie com 1 colher (sobremesa) da mistura de mussarela e 1 folha de manjericão.








Feche a bolinha e ponha em uma forma de anel bem untada, sobrepondo as bolinhas e pincelando-as com a margarina amolecida.








Pincele com a gema e polvilhe o parmesão ralado. 









Espere crescer e asse em forno pré-aquecido em temperatura média, por 40 minutos ou até ficar dourado. Retire do forno e aguarde cinco minutos. Desenforme e sirva morno.








Rendimento: 10 porções de 90 g



Informação nutricional (porção):

Energia: 307 kcal

Carboidratos: 30,7 g

Proteínas: 12,7 g

Lipídeos: 14,9 g

Fibras: 2,7 g

Cálcio: 169 mg

Fósforo: 156 mg

Folato: 54 mcg

Vitamina A: 180 RE




Dicas de Wéll: A quantidade de farinha depende do tamanho dos ovos, da xícara medida de leite, água e demais ingredientes. Acrescente aos poucos a farinha, sempre trabalhando a massa, evitando que fique dura.




O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. Mateus 15: 11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário