segunda-feira, 19 de março de 2012

Bife à parmegiana de forno







Muitos devem ter visto essa receita em um programa de TV. Como achei interessante, sou atraída por preparações criativas e modificadas, com água na boca, eu fui para a cozinha. Usei os ingredientes que tinha, inclusive o presunto mais magro (de peru) e troquei o contra filé por filé mignon. Preservando a originalidade do prato, mas com o toque peculiar de cada um, podemos aproveitar para nos deliciar com o famoso filé à parmegiana “assado”. Ganhar em qualidade, preservação de nutrientes (assar e não fritar) e sabor vale muito a pena. Um prato tradicional feito de um jeito completamente diferente. Quer ver?




Ingredientes

1 tomate sem sementes e picado em cubinhos

Azeite, tomilho, alho e sal a gosto

4 bifes pequenos de filé mignon temperados com alho e sal

2 ovos batidos para empanar

2 xícaras (chá) de farinha de rosca para empanar

4 fatias de presunto de peru

8 fatias de mussarela

3 xícaras (chá) de molho de tomate

3 colheres de queijo parmesão ralado




Preparo

Em uma tigela, coloque os cubinhos de tomate sem sementes e picados, azeite, tomilho, alho, sal a gosto e misture bem. Reserve. Pegue cada bife temperado e passe na mistura de ovos batidos e, em seguida, na farinha de rosca, novamente nos ovos batidos e na farinha de rosca, sem retirar o excesso. 









Arrume os files numa assadeira untada com óleo e leve ao forno médio pré-aquecido a 250° C por 10 minutos. Vire os bifes na assadeira e deixe no forno por + 10 minutos. 








Retire a assadeira do forno e sobre cada bife coloque 1 fatia de presunto, uma  porção de tomate picados (reservado acima) e 2 fatias de mussarela. 








Cubra com o molho de tomate. Leve a assadeira novamente ao forno por 10 minutos até derreter o queijo.








Retire do forno, polvilhe o parmesão e sirva em seguida.


Rendimento: 4 porções de 223 g



Informação nutricional (porção)

Energia: 496 kcal

Carboidrato: 33,7 g

Proteína: 30 g

Gorduras totais: 19,23 g

Ferro: 4,5 mg

Zinco: 2,6 mg

Fósforo: 363 mg

Vitamina A: 258 RE

Vitamina C: 17,35 mg




Dicas de Wéll: O file mignon poderá ser substituído por contra filé (usado na receita do programa de TV). Acrescente pimenta ao tempero dos bifes. A sobreposição das fatias de mussarela e presunto  fica a critério de cada um. Utilize o presunto de sua preferência.




Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Tiago 5:16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário