terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Formas








Sem as formas, o que seria dos bolos? Eles cresceriam no forno de maneira irregular, sem formato. Pode-se dizer que sem esses recipientes tão úteis, seria muito difícil deixar bolos, tortas e outros doces assados, com um aspecto tão uniforme e bonito. Existem formas de tamanhos variados, cada uma ideal para acolher um determinado tipo de preparo. Veja a seguir as principais e descubra para quais receitas elas são apropriadas.





Retangulares e redondas: Podem ser encontradas de diversas dimensões (grandes, pequenas, médias, com laterais altas ou baixas) e servem para tortas de liquidificador e bolos. Formas de lados altos são indicadas, em geral, para massas que crescem muito. As retangulares também vão ao forno com forminhas menores dentro, ou com água e outra forma no caso do banho-maria.
 





De aro removível e fundo falso: Adequadas principalmente para tortas e quiches. Facilitam na hora de desenformar, pois são desmontáveis. 






Forma de Tarte: É redonda e possui os lados baixos, que podem ser canelados ou não. Ideal também para tortas baixas e quiches. 






Forma de Tarte de fundo falso: Redonda, de lateral baixa, com fundo que se encaixa no aro. Ao empurrar para baixo, ficamos apenas com o fundo, que se desprende do aro. Também ideal para tortas, quiches e cheesecakes. 






De bolo inglês: Retangular, estreita e alta, serve para bolo tipo inglês e alguns tipos de pães. 






Forma de furo central: Redonda, com um tubo oco no centro. É utilizada para fazer bolos e pudins. 






Materiais: As tradicionais formas de alumínio ganharam variações interessantes nos últimos anos. Atualmente podemos encontrar formas de inox, silicone e refratário. As antiaderentes facilitam na hora de desenformar. 

Dicas

Antes de começar uma receita, verifique que tipo de forma ela pede. A forma certa é import6ante para o sucesso da receita. Formas de metal muito finas podem fazer sua receita queimar ou impedir o crescimento do preparo. Evite usa-las. Em geral, receitas de bolos pedem para que antes de despejar o preparo na forma, esta seja untada e enfarinhada. Não deixe de seguir essa orientação. 



Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. João 13:34

Nenhum comentário:

Postar um comentário