sábado, 12 de janeiro de 2013

Pão doce com ricota e coco







Quem disse que a ricota é para ser utilizada somente em dietas? Além de ter baixo teor de gordura e ser rica em proteínas, compõe pratos deliciosos e faz parte do recheio deste pão doce maravilhoso. Sabemos que não é um dos queijos mais gostosos, mas é saudável e agregada a outros ingredientes tem um resultado bem nutritivo. O que mais gosto neste pão que acabei de preparar, é que ele é meu! Faça já o seu... (risos). 





Ingredientes

2 tabletes de fermento biológico fresco

3 colheres (sopa) de açúcar

1 xícara (chá) de leite morno

4 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada

2 ovos

3 colheres (sopa) de margarina

1 colher (café) de sal

Recheio

2 xícaras (chá) de coco ralado

2 colheres (sopa) de leite

1 1/2 xícara (chá) de ricota amassada

1/2 xícara (chá) de açúcar

1/2 xícara (chá) de uva passa sem caroço

1 colher (café) de essência de baunilha

2 colheres (sopa) de margarina

1 gema

1/2 xícara (chá) de açúcar cristal

Margarina e farinha de trigo para untar


 Preparo

Dissolva o fermento em uma tigela com o açúcar e o leite. Junte 1 xícara (chá) de farinha de trigo e misture bem até ficar homogênea. Cubra a tigela e deixe descansar por 10 minutos. Acrescente os ovos, a margarina, o sal e o restante da farinha de trigo, aos poucos, e misture até que obtenha uma massa pegajosa. Coloque-a em uma superfície enfarinhada e trabalhe com as mãos até obter uma massa homogênea. Se for necessário, acrescente mais um pouco de farinha de trigo. Cubra a massa com um filme plástico e deixe descansar por 30 minutos ou até dobrar de volume. Para o recheio, hidrate o coco com o leite e reserve por 10 minutos. Misture em uma tigela o coco, a ricota, o açúcar, a uva passa e a essência. Reserve. 




Quando a massa tiver dobrado de tamanho, abra-a com o auxílio de um rolo, formando um quadrado. Passe a margarina na massa. Coloque o recheio na parte do meio, deixando uma borda de 10cm. 


                                     

Corte essa borda em tiras de 2cm de largura, sem atingir o recheio. Faça o mesmo com as 2 extremidades. Dobre as pontas para frente para fechar a lateral, pressionando bem os cantos para não vazar o recheio. Comece a trançar as tiras por cima, de modo que um lado se cruze com o outro oposto. Prenda as últimas tiras abaixo da extremidade dobrada, pressionando com o dedo para não se soltar. Deixe descansar por mais 30 minutos ou até dobrar de tamanho. Unte uma assadeira com margarina e farinha de trigo. 


                                     
       
Coloque o pão na assadeira, pincele uma gema e polvilhe açúcar cristal. Leve para assar em forno médio (180C) preaquecido por 30 minutos ou até dourar. Sirva em seguida. 


                                   

Rendimento: 16 porções 






Dicas de Well: Adicione a farinha aos poucos sempre trabalhando a massa. Sua consistência precisa ser homogênea e macia. 



Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;
E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Efésios 5:1-2

Nenhum comentário:

Postar um comentário