quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Tortas









Doces ou salgadas, as tortas são a opção ideal para as mais variadas ocasiões. Vão bem como prato principal, acompanhamento ou sobremesa. E sempre agradam a uma visita inesperada no meio da tarde. Vamos aprender um pouco sobre esse tipo de prato? Em seguida, é só escolher a massa, o tipo de recheio que mais combina com o momento desejado e esperar os elogios.






Principais massas






Uma característica que diferencia as tortas é o tipo de massa utilizado nelas. Confira os principais.



                                          




Sablée: Levemente adocicada e utilizada em tortas ou tortinhas doces.


Frola: também utilizada em tortas doces. Esse tipo de massa pode ir ao forno com o recheio, sem a necessidade de pré-assar. 



Brisée: De consistência delicada, é quebradiça e aceita vários tipos de recheios, salgados e doces.


Massa com biscoito: Muito prática de preparar normalmente usada com recheios que não precisam ir ao forno.


Massa farofa: Também de preparo prático, mas precisa ir ao forno.


Massa podre: Mais gordurosa do que as outras citadas, deve ser trabalhada delicadamente e é utilizada principalmente em empadas e empadões.


Massa folhada: Também rica em gordura e muito fácil de manusear depois de cozida, é utilizada com recheios tanto salgados quanto doces.


Massa de liquidificador: De preparo fácil e rápido, tem consistência fofa e é indicada para recheios sólidos, geralmente salgados.


Massa fofa: Semelhante à massa de bolo, utilizada com recheios e coberturas.



                                          







Há diferença entre tortas e bolos?


As tortas em geral, possuem massa crocante e recheio mais visível. Mas, em alguns casos, também podem ter a massa fofa, o que, às vezes, nos faz confundi-las com bolos. 


Como diferencia-las?


A torta é “um prato feito de farinha de trigo, gordura, ovos e água, recheada com misturas salgadas ou doces” e pode ser coberta ou descoberta e assada com ou sem recheio.


No caso da confeitaria, as tortas são consideradas doces mais finos, com decorações mais delicadas, como pedacinhos de frutas, chocolate, folhas douradas e chantilly, entre outros. A base das tortas é também mais baixa e normalmente é composta por biscoitos ou pão de ló.




                                          



Sugestões


Conserve as tortas na geladeira, principalmente se elas forem recheadas com cremes, ovos e pescados.


Nunca acrescente o recheio quente à massa. 


O grande segredo de uma receita está na proporção e na qualidade de seus ingredientes e na maneira de trabalhar a massa. Isso determina a co9nsistencia e a textura do prato depois de pronto.


Os líquidos mais utilizados para misturar com a farinha são o leite e a água. Em receitas em que for possível a escolha entre leite r água, opte pelo leite, que tem maior valor nutritivo e dá melhor aspecto e textura à massa.



                                          



Embora a manteiga seja muito usada, algumas receitas pedem óleo, margarina e outros. Não convém misturar gorduras diferentes na mesma massa ou fazer substituições, pois isso pode provocar alterações no sabor e na textura.


O fermento, químico ou biológico, é usado para que a massa fique mais leve e porosa, além de crescer. Deve-se seguir a quantidade e o tipo exatos deste ingrediente para adquirir um resultado fiel ao da receita.


Para que a massa não perca seu formato e não crie bolhas durante o cozimento, coloque uma folha de papel manteiga ou de alumínio sobre ela e distribua feijões crus sobre a folha. Assim que a massa estiver praticamente cozida, retire os feijões e o papel para que ela possa dourar.


Empadas, tortas e barquetes de massa podre devem esfriar antes de serem tirados das formas. 


Quando a torta assar demais sem que esteja completamente cozida, cubra com papel impermeável e deixe terminar de assar.


Para assar massa folhada, não unte e nem polvilhe a assadeira. Apenas molhe-a com água.








O homem de bem alcançará o favor do SENHOR, mas ao homem de intenções perversas ele condenará. Provérbios 12:2

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Agora jamais esquecerei a diferença de tortas e bolos, rsss! O interessante é saber que todos os pratos foram feitos por voce (já provei a maioria) e consequentemente as fotos. Parabens querida!!!
    Te amo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. A s fotos e os pratos são meus, apesar que sou bem amadora em fotografias, mas não na cozinha né Di.... Rsrsrsrsrsr
    obrigada pela força querido, amo vc. Bjo.

    ResponderExcluir