domingo, 19 de fevereiro de 2012

Salada de pescada e camarão





Para servir como entrada, essa salada geladinha é magnífica para o apreciador de peixes e afins. Há quem possa dizer que não precisará de outro prato por ser tão nutritiva e saudável. Utilizei aqui filé de pescada, mas com o filé de linguado fica excelente. Também chama muito a atenção pelas cores contrastantes dos vegetais com suas respectivas vitaminas. *Ervas de provence no tempero fez toda a diferença do prato, podendo ser substituída por manjericão desidratado. Com essa sugestão, fica por sua conta elaborar o prato principal e arrasar na apresentação.


Ingredientes

2 filés de pescada cozido e escorrido

120 gramas de camarão cozido e escorrido

1 xícara (chá) de repolho roxo cortado em tirinhas finas

Suco de 2 limões

120 gramas de tomates cerejas cortados ao meio

Folhas de alface a gosto

Sal a gosto

Azeite a gosto

Ervas de provence ou manjericão desidratado




Preparo

Cozinhe separadamente os filés de pescada e os camarões em água, sal a gosto e o suco de 1 limão dividido para os dois. Escorra e coloque em uma tigela. 




Em seguida acrescente o repolho roxo e as ervas. À parte, misture o suco do outro limão, sal e azeite a gosto. Junte à mistura de peixe e mexa delicadamente. 




Tampe e leve à geladeira por no mínimo 2 horas. No momento de servir, coloque as folhas de alface sobre uma travessa. Por cima distribua a mistura de peixe.




Por último, guarneça com os tomatinhos e sirva.


Rendimento: 3 porções de 165 g


Informação nutricional (porção):

Energia: 159 kcal

Carboidratos: 4,2 g

Proteínas: 24,9 g

Gorduras totais: 4,8 g

Fósforo: 272 mg

Iodo: 37 mcg

Vitamina B3: 6,2 mg

Vitamina C: 32 mg




Dicas de Wéll: O tempo de cozimento dependerá da espessura do peixe. Cuidado para não desmanchar. Atenção para o cozimento do camarão. Precisa ficar macio e não como borracha. Se preferir acrescente creme de maionese para temperar a salada, mas ela já contem sal.

*Ervas de Provence: Tempero típico francês composto por algumas ervas. Podem ser encontradas variações na combinação dessas ervas. Uma das misturas que podemos encontrar é: 2 colheres (sopa) de cada erva (alecrim, tomilho, sálvia, manjericão, estragão, manjerona) e 1 colher (sopa) de sementes de funcho. A mistura pode ser encontrada pronta nos mercados na forma desidratada.



Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.
Eclesiastes 3: 14.

2 comentários:

  1. Uallllllll, wéll.

    Deve ter ficado muito bom!!!

    Parabens...

    BJS

    ResponderExcluir
  2. Ficou bom demais Di, vou fazer pra vc. Obrigada, amo-te, bjo.

    ResponderExcluir