sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Molho, polpa e extrato de tomate




Você sabe a diferença entre molho, polpa e extrato de tomate?

Molho: ele é ideal para todos os tipos de receitas. Sua consistência é mais líquida, podendo ser peneirado ou conter pedaços de tomate. Para fazer o molho em casa, bata no liquidificador tomates sem a pele, temperos e especiarias. 







Polpa: sem pele e sem sementes, a polpa é mais concentrada do que o molho, mas nem tanto quanto o extrato. É indicado para massas como lasanha e para pratos que necessitem de um gosto mais apurado do tomate. 






Extrato: feito a partir da polpa, ele leva outros ingredientes como açúcar e sal. Também conhecido como "massa de tomate", é o mais conhecido dos três tipos utilizados na culinária.








Como preparar um molho econômico e delicioso para fazer sucesso.


Selecione o melhor tomate
Os mais indicados para o preparo do molho são os pequenos e de forma alongada do tipo italiano. Prefira os bem maduros, que geralmente têm o sabor mais adocicado. Na hora da compra, escolha os mais firmes, com a cor vermelha viva, a pele lisa e brilhante, sem rachaduras e rugas.  Para preparar um molho com pedaços, basta lavar os tomates frescos, descascá-los, retirar as sementes e picá-los em pedaços miúdos. Já para um molho cremoso e espesso, bata a polpa no liquidificador.  Se preferir, use o tomate pelado, vendido em latas, no supermercado. É prático e dá um ótimo resultado. 


Acabe com a acidez!
Para o molho de tomate não ficar com sabor ácido, refogue-o com azeite,  se preferir, acrescente alguns pedaços de batata ou cenoura crua durante a fervura.  Outra dica é acrescentar uma pitada de açúcar ao molho no final do cozimento. 


Tempero é tudo!
Capriche no uso de especiarias e ervas para deixar seu molho ainda mais gostoso. Noz-moscada, manjericão, tomilho, orégano, sálvia, alecrim, salsinha, cebolinha e louro vão superbem. Para quem gosta do sabor apimentado, a sugestão é acrescentar uma pitada de pimenta calabresa. 


Acentue o sabor
Adicione o sal ao molho apenas depois de pronto. Se você colocar antes, o sabor do sal ficará acentuado durante o cozimento.  Refogue alho amassado e cebola picada em um pouco de azeite antes de acrescentar o tomate. Seu molho ficará com um sabor delicioso! Acrescente azeitonas picadas, alcaparras ou anchovas à sua receita e dê um toque de sofisticação à sua receita.  Para enriquecer o molho, junte rodelas de linguiça, frango desfiado ou cubinhos de carne.




Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. João 8:12

Nenhum comentário:

Postar um comentário