A soja é uma leguminosa fonte de proteína e gordura vegetal para ser incluída na alimentação do nosso dia a dia. Também muito rica em elementos funcionais, é uma grande aliada das mulheres. Ameniza os sintomas da menopausa e diminui o risco de osteoporose. A soja gera muitos derivados usados na culinária, como o molho de soja (shoyu), o queijo tofu, a proteína texturizada, a farinha e o leite de soja, entre outros. Quando se trata da saúde, o grande prazer não é só para quem cozinha, mas também para quem vai saborear uma nova preparação. E, se tratando de um alimento tão importante que nos dá uma sensação de bem estar, vamos à receita da salada. Você gostaria de ver outras preparações com leguminosas publicadas aqui no blog?
Ingredientes
1 xícara (chá) de soja em grãos
1 colher (sopa) de manjericão fresco
1 xícara (chá) de tomate cereja cortado ao meio
1 colher (sopa) de azeite de oliva
Sal a gosto
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado grosso
1 pé de alface lavado, higienizado e seco
Preparo
Em uma panela, ferva os grãos de soja com três xícaras (chá) de água, durante 5 minutos. Escorra e lave em água fria. Coloque a soja em uma panela de pressão com um litro de água, tampe e leve ao fogo. Após iniciar fervura, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 20 minutos, ou até que esteja macia. Apague o fogo, aguarde sair toda a pressão, escorra e deixe esfriar.
Coloque a soja cozida em uma saladeira e junte os ingredientes restantes, leve à geladeira até o momento de servir.
Sirva sobre as folhas de alface.
Rendimento: 5 porções de 85 g
Informação nutricional (porção):
Energia: 155 kcal
Proteínas: 11,2 g
Carboidratos: 9,3 g
Gorduras totais: 8,1 g
Vitamina E: 6,5 mg
Folato: 104,4 mcg
Fósforo: 219,4 mg
Magnésio: 78,7 mg
Ferro: 4,3 mg
Fibras: 4,7 g
Dicas de Wéll: ATENÇÃO, para que os grãos de soja não fiquem amargos depois de cozidos, siga o procedimento do preparo acima. Acrescente mais azeite se desejar.
Não temas, ó terra: regozija-te e alegra-te, porque o SENHOR fez grandes coisas. Não temais animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, a vide e a figueira darão a sua força. E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no SENHOR vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva temporã; fará descer a chuva no primeiro mês, a temporã e a serôdia. E as eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de mosto e de azeite. E restituir-vos-ei os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta, o meu grande exército que enviei contra vós. E comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo nunca mais será envergonhado. E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o SENHOR vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado. Joel 2:21-27.