domingo, 29 de maio de 2011

Chuchu com recheio de carne moída






Receita simples, econômica e deliciosa, que renderá muitos elogios. Pensando nisso, quero compartilhar uma forma bem criativa e fácil para fazer o convencional chuchu, obtendo um resultado nutritivo e apetitoso. Apesar de ser visto como o quarto estado da água (brincadeirinha), atualmente ele está entre as hortaliças mais consumidas. O chuchu tem sabor suave, é de fácil digestibilidade, rico em fibras e pobre em calorias. Destaca-se como fonte de potássio, fornece vitamina A e C e combina perfeitamente com a versátil carne moída, responsável pela proteína. Para o dia a dia, um prato rápido, sem abrir mão da qualidade.




Ingredientes

2 chuchus
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de cebola picada
1 dente de alho amassado
1 xícara (chá) de carne moída
½ xícara de milho verde escorrido
1 xícara (chá) de molho de tomate
Sal e cheiro verde picado a gosto
Queijo ralado para polvilhar



Preparo

Descasque e corte o chuchu na horizontal. Retire o miolo, deixando-o com aparencia de barquinha e cozinhe por mais ou menos 5 minutos em água e sal ou até  ficar macio.






Escorra e reserve. Aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho. Junte a carne moída e deixe dourar. Ponha o milho, o molho de tomate, tempere com sal, o cheiro verde e cozinhe.






Distribua a carne na cavidade dos chuchus e polvilhe queijo ralado. Disponha em um refratário untado e leve ao forno para gratinar.






Rendimento: 4 porções



Informação nutricional (porção):

Energia: 197 kcal
Proteína: 16 g
Carboidrato: 14 g
Lipídeo: 8 g
Fósforo: 203 mg
Zinco: 2,7 mg

Dica: Mude o recheio, faça o seu preferido.
Pode acrescentar azeitonas, ervilhas e etc.

Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. João 3:17.

Para refletir: É importante não esquecermos nunca, que Cristo foi crucificado para nos salvar, nos redimir de todos os pecados. Deu-nos vestes novas e um coração novo. Portanto, aquele que não nascer da água e do Espírito, não nascer de novo, não poderá entrar no reino de Deus.

Bolo de iogurte e limão




Gostoso e nutritivo, o iogurte pode ser consumido de diversas maneiras: natural, com mel, batido com frutas, no sanduíche, tortas, molhos para saladas, pudins, bolos e etc. Nesta receita, ele deu um toque leve e o aspecto visual muito atraente. É também uma excelente solução para quem quer fazer um bolo rápido, oferecer no chá com as amigas e para o lanche da tarde com a família. Além de ser uma ótima sugestão, é uma oportunidade para uma boa combinação com o poderoso limão e para diferenciar o bolo do dia a dia. De uma simples bebida saudável, o iogurte passou a ser importante ingrediente, que você irá constatar quando degustar essa maravilhosa delícia.



Ingredientes

1 copo de iogurte natural
2 copos de farinha de trigo
2 copos de açúcar
4 ovos inteiros
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 copo de óleo
1 colher (sopa) de raspas de limão
Margarina para untar a forma
Açúcar para polvilhar a forma



Cobertura

1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de suco de limão coado



Modo de Preparo



Bata bem todos os ingredientes no liquidificador, deixando o fermento por último. Despeje a massa em uma assadeira redonda, com furo no meio, untada com margarina e polvilhada com açúcar.






Leve ao forno pré-aquecido, à 180ºC (médio), até assar (ao enfiar no bolo um palito, ele deve sair limpo).



Cobertura: Misture bem os ingredientes e cubra o bolo.







Rendimento: 18 porções



Informação nutricional (porção):

Energia: 235 kcal
Proteína: 3 g
Carboidrato: 40 g
Lipídeo: 7 g
Vitamina E: 5,3 mg
Fósforo: 51,4 mg
Selênio: 3,2 mcg



Dica: Utilize o copo de iogurte como medida para os outros ingredientes. Untar a forma com margarina e polvilhar açúcar deixa o bolo com uma cor incrível. O segredo para o bolo crescer lindo, é bater no liquidificador, mais ou menos uns 5 minutos. Em seguida, acrescentar o fermento e só misturar.



E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. 2 Coríntios 9:6.

Vamos refletir: Deus nos dá vida com abundancia, devemos então servi-lo com bondade e alegria de coração. Ele cura e sara nossas feridas, nos dá paz e saúde, então devemos semear com fartura na obra de Deus e ao nosso próximo. Porque o que semearmos, certamente colheremos.

sábado, 28 de maio de 2011

Frango ao molho de limão, laranja e mel





A receita de hoje é “picante” e precisamos de vez em quando experimentar um sabor mais marcante. Esse temperinho é delicioso e muito apetitoso. Selecionei este prato, porque gosto muito e para quem curte um sabor agridoce. Ele é irresistível pela cor caramelada, aroma inconfundível e proporciona um grande prazer ao saboreá-lo. O preparo é fácil, é só caprichar em todos os detalhes e colocar uma dose extra de dedicação ao finalizar. Cozinhe e comemore.



Ingredientes

Sal a gosto
1 colher (sobremesa) de pimenta (do - reino, dedo de moça e síria, misturadas)
Suco de 2 limões
Suco de 1 laranja
2 colheres (sopa) de mel
800 g de peito e sobre coxa
3 colheres (sopa) de azeite
4 dentes de alho inteiros
1 ramo de alecrim



Preparo

Em uma tigela pequena, misture o sal, as pimentas, o suco de 1 ½ limão, o suco de laranja e o mel. Tempere o frango, cubra com filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 30 minutos.





Em uma panela, aqueça o azeite e doure o frango (reserve a marinada).






Junte o alho, as rodelas do ½ limão restante e refogue.






Despeje, aos poucos, a marinada (mistura dos temperos) e cozinhe até o frango ficar macio.






Sirva com arroz primavera.



Informação nutricional (porção)

Energia: 224 kcal
Proteína: 29 g
Carboidrato: 9 g
Lipídeo: 8 g
Vitamina C: 19 g
Fósforo: 304 mg


Dica: Se preferir substitua a pimenta do reino. Usar limão siciliano fica igualmente saboroso. Se não tiver alecrim fresco, pode ser o desidratado.



Servi ao SENHOR com temor, e alegrai-vos com tremor. Salmos 2:11. Vamos refletir: as promessas do nosso Deus não falharão e sua palavra não passará. Porque ELE é fiel e sua misericórdia dura para sempre, para com aquele que lhe serve com temor. Servi a Deus com alegria, pois, bem aventurados aqueles que Nele confiam.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Batata com creme de milho




Depois de escolher a carne para o almoço ou jantar, vem à indagação, o que fazer para acompanhar? Existem excelentes acompanhamentos, repetidos talvez, para não tomar muito tempo na cozinha ou no momento a inspiração nos falta. Em um bom cardápio, eles são tão importantes quanto o prato principal. Na lista, são diversos e deliciosos, fazendo toda a diferença em nossa refeição. Um grelhado, uma carne assada ou de panela merece essa saborosa receita. Capriche, está em seu alcance.


Ingredientes


5 batatas cortadas em cubos cozidas com sal

Para o creme de milho
1 lata de milho, escorrido
1 xícara e 1/2 de chá de leite
1 colher de sopa de manteiga
1 cebola média ralada
Sal a gosto
1 lata de creme de leite
2 colheres de sopa de farinha de trigo

Para a cobertura
100 g de mussarela


Preparo

Bata o milho e o leite no liquidificador e reserve. Em uma panela, aqueça a manteiga, junte a cebola e refogue um pouco. Adicione a farinha de trigo e mexa rapidamente. Deixe dourar. Misture o milho batido com o leite e sal. Mexa até dissolvê-lo completamente e cozinhe por cerca de 10 minutos, até que o creme engrosse um pouco. Acrescente o creme de leite, mexa e desligue.
Coloque as batatas cozidas em um refratário







O creme de milho pronto por cima das batatas.






Por cima do creme coloque a mussarela. Leve ao forno para derreter o queijo e sirva.






Rendimento: 5 porções


Informação nutricional (porção)

Energia: 473 kcal
Proteína: 13 g
Carboidrato: 47 g
Lipídeo: 26 g
Vitamina B3: 3,8 mg
Vitamina C: 18,7 mg
Cálcio: 242 mg
Fósforo: 228 mg
Fibras: 4,5 g

Dica: Polvilhe parmesão ralado por cima da mussarela, para obter uma cor especial quando gratinar. Acompanha um delicioso peixe.



Invocarei o nome do SENHOR, que é digno de louvor, e ficarei livre dos meus inimigos. Salmos 18:3. Reflexão para hoje: Nome sobre todo nome, é o do nosso único Senhor Jesus Cristo. Somente Ele é digno de toda nossa honra, glória, louvor e adoração. Com Ele somos mais fortes, capazes de enfrentar nossas adversidades e vencer os inimigos. Por Ele, para Ele são todas as coisas.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Sanduíche de forno




Este sanduíche é um manjar, podemos dizer assim! Macio, leve e molhadinho, que desmancha na boca. Ideal para o lanche com amigas, filhos ou deixar montado na geladeira e só gratinar na hora de servir. Gosto muito de sanduíches elaborados, onde posso testar combinações de recheios, molhos e coberturas. Este é o tipo que agrada e é indicado quando não se sabe o que fazer em curto espaço de tempo. É uma delícia, sem contar que é fácil e prático. Uma sugestão bem aceita, quando o estômago está pedindo um “help”. Aproveite a receita para compor o sabor preferido da sua família e mostrar toda sua habilidade para incrementar o pão de sanduíche.


Ingredientes


200 gramas de queijo mussarela fatiada
150 gramas de presunto fatiado
1/2 copo de requeijão
1/2 pacote de pão de forma sem casca
1 xícara de chá de leite
1 lata de molho de tomate tradicional
1 pacotinho de queijo parmesão ralado para polvilhar
1 colher (de sopa) de orégano para polvilhar
Sal e azeite a gosto
Margarina para untar



Modo de preparo


Passe o pão de forma rapidamente no leite para umedecer. Em uma forma retangular untada, monte a primeira camada de pão. Adicione o requeijão e um pouco de molho de tomate.






Espalhe bem o molho e acrescente o presunto.






Faça outra camada de pão, coloque o resto do molho e metade da mussarela.






Finalize com a última camada de pão, a mussarela restante e polvilhe com o queijo ralado e o orégano.






Deixe assar em forno médio, pré-aquecido, por 20 minutos. Se preferir, acrescente um pouquinho de sal e regue com azeite a cada camada.








Rendimento: 4 porções



Informação nutricional (porção)

Energia: 560 kcal
Proteína: 31,1 g
Carboidrato: 44,2 g
Gordura: 28,8 g
Vitamina A: 200 RE
Vitamina C: 24,6 mg
Cálcio: 496 mg
Fósforo: 437 mg
Zinco: 2,6 mg
Selênio: 18,9 mcg



Dicas: Poderá variar o recheio com o de sua preferência (queijo prato, peito de peru, peito de frango cozido e bem desfiado, etc.). Dobre a receita se tiver convidados.




O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração. Lucas 4:18.
Para refletir: Quando nos empenhamos em andar nos caminhos do Senhor, abrimos nossos corações, somos restaurados e capacitados. Somos instrumentos em Suas mãos, granjeando almas nesta terra para Seu reino eterno. Somos luz do caminho de muitos que não enxergam e estão presos na escuridão do pecado.

Mini morangas em calda





Um cheiro pode nos levar para um tempo. Um lugar pode nos trazer recordações . Um doce pode nos fazer sentir saudade. Preparando essa receita, me fez  lembrar o fogão de lenha, o aroma da abóbora misturada ao cravo e minha mãe mexendo uma panela bem grande com uma colher de pau. Aqui usei mini morangas, ao invés de abóbora em pedaços, só pra dar um charme e delicadeza. A cada passo...  A cada ingrediente... A  cada fase... Fui  transformando, colocando minha experiência e dedicação.  A saudade a gente não vê, não pega, mas ela está ali na nossa memória. Essa sobremesa vai te proporcionar bons momentos, deixar sua vida mais doce e com certeza vai deixar saudade...


Ingredientes

1 k de mini moranga
½ k de açúcar
3 xícaras (chá) de água.
Canela em pau e cravo a gosto


Preparo

Lave bem as morangas e conserve a casca. Com a ponta de uma faca, faça uma abertura na parte superior e tire as sementes. Reserve.







Em uma panela, coloque o açúcar e leve ao fogo brando até caramelizar. Adicione a água, os cravos e a canela. Espere dissolver os torrões de açúcar e distribua as morangas. Deixe cozinhar na calda virando-as cuidadosamente de vez em quando, por  30 minutos ou até que esteja macia ao espetar com um garfo.








Desligue o fogo. Deixe esfriar e leve a geladeira em um recipiente tampado.








Sirva bem gelado com queijo fresco.

Rendimento: 15 porções



Informação nutricional (porção)

Energia: 160 kcal
Proteína: 1,1 g
Carboidrato: 39 g
Lipídeo: 0,1 g
Vitamina A: 253 RE
Ferro: 1,6 mg


Dica: A mini moranga é encontrada em alguns supermercados. A necessidade de virá-las é para que cozinhe dos dois lados e a calda penetre melhor. Servir com requeijão cremoso fica  uma delicia.


O coração do homem planeja seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos.  Provérbios  16:9. Vamos refletir...Precisamos entregar nas mãos do Senhor o controle de nossas vidas, para que Ele nos guie. Os caminhos Dele são bem melhores e maiores que nossos caminhos, além de mais seguros e não nos faz perder tempo.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Filé de peixe com ervas





Fiquei entusiasmada em fazer essa receita porque amo peixe. As ervas frescas me inspiram muito, os tomatinhos e mini cebolas me cativam por sua delicadeza. Comer bonito e colorido é comigo mesma. Sei que peixe assado e grelhado é mais saudável, mas me permitir sem exageros uma friturinha (como diriam meus filhos, risos) é praticamente aceitável. Enquanto preparava os filés de peixe, foi impossível não sentir o apetite estimulado com o perfume vindo do forno, total responsabilidade do manjericão e tomilho agregados ao alho, cebola e azeite. É tão indescritível, que só tem um jeito de saber, conferindo. Na vida é importante confiar, na culinária também, principalmente em uma receita testada e aprovada. Para você, sempre recomendo o melhor.


Ingredientes

6 dentes de alho descascados e inteiros
300 g de mini cebolas cortadas ao meio
300 g de tomate cereja cortados ao meio
1 maço de ervas (manjericão, salsa e tomilho picados grosseiramente)
½ xícara (chá) de azeite
Sal e pimenta a gosto
1 kg de filé de merluza
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 ovos
2 xícaras (chá) de fubá
Óleo para fritar


Preparo

Em uma assadeira grande, coloque o alho, a cebola, o tomate e as ervas. Misture o azeite, o sal e a pimenta. Envolva os filés de peixe e cubra com filme plástico. Leve à geladeira por 1 hora.







Retire os filés de peixe, passe na farinha de trigo, em seguida nos ovos batidos com um pouco de sal e por último no fubá.  Leve à geladeira.








Ponha a assadeira com a marinada (a mistura de temperos) no forno, pré aquecido a 200 °C e deixe que asse durante 20 minutos.








Retire os filés empanados da geladeira e frite-os no óleo quente até dourar. Sirva com o molho da assadeira.


Rendimento: 6 porções



Informação nutricional (porção)

Energia: 694 kcal
Proteína: 40 g
Carboidrato: 71 g
Lipídeo: 28 g
Vitamina B3: 5,3 mg
Vitamina C: 12,8 mg
Vitamina E: 14,7 mg
Fósforo: 561 mg
Magnésio: 111 mg
Ferro: 3,2 mg
Selênio: 11 mg
Potássio: 904 mg
Fibras: 4,7 g



Dica: Não usei pimenta do reino e sim pimenta vermelha. Sirva com arroz, salada de folhas e escolha o vinho.

E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas como não tem raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam. Lucas 8:13.
Refletindo: Como a semente germina em terra fértil e não sobre pedra, a palavra de Deus em nossas vidas é a semente que precisa brotar e criar raízes em nossos corações, não nos deixando desviar do bom e melhor caminho.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Peras ao vinho





É possível substituir alguns ingredientes, por outros saudáveis, sem perder o sabor. Mudança de hábito faz bem e certas trocas, são prazerosas. Existem inúmeras sobremesas gostosas, pelas quais nos apaixonamos na vitrine da confeitaria. Um docinho da mamãe, após aquele almoço maravilhoso, sempre é muito bem vindo. A troca é justamente essa! Costumeiros pudins e pavês, por um doce de fruta e demais ingredientes (vinho e suco de laranja), que são amigos do coração. O dourado açúcar mascavo, que é praticamente um açúcar in natura, é mais saudável e muito menos quimicamente tratado. Estudos sugerem que os antioxidantes do vinho tinto têm um efeito benéfico no revestimento dos vasos sanguíneos. E lembrando que o suco de laranja é rico em vitamina C e também auxilia na redução do colesterol “ruim” e da pressão arterial. Reunidos nesta receita, deixarão nosso cotidiano com uma pitada extra de bem estar.


Ingredientes

6 peras
2 ½ xícaras (chá) de vinho tinto
1 copo de suco de laranja
1 xícara (chá) de açúcar mascavo

Preparo

Pré aqueça o forno a 200 °C. Descasque as peras, sem mexer nos cabos. Coloque-as em um refratário untado com margarina e reserve.







Misture o vinho ao suco e ao açúcar e despeje nas peras.







Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 1 hora.







Sirva gelado.


Rendimento: 6 porções



Informação nutricional (porção)

Energia: 208 kcal
Proteína: 0,8 g
Carboidrato: 50 g
Lipídeo: 0,5 g
Vitamina C: 24,4 mg
Ferro: 1,1 mg
Manganês: 0,5 mg



Dica: Escolha, de preferência, peras não muito grandes. Na metade do tempo no forno, sugiro que as vire do outro lado. Sirva com a calda e sorvete, fica uma delícia!



Em Deus nos gloriamos todo dia, e louvamos o teu nome para sempre. Salmos 4:8. Reflexão: Dai toda honra e glória ao nosso Deus, louve seu nome com alegria, pois sua bondade permanece continuamente.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Macarrão com tomates recheados de atum




Quem disse que o seu macarrão precisa ter sempre o mesmo molho ao sugo, à bolonhesa ou branco? A sua refeição não precisa ser monótona, com o mesmo gosto, ou precisa? Então, atreva-se a mudar.  Convido-te a uma nova receita, novo visual e sabor, claro, colocando suas pitadas de amor e carinho no preparo. Aposto que agradará a todos com esse prato, receberá elogios como um “chef”. Com certeza você vai se surpreender e se emocionar. Irá levar a mesa esse saboroso macarrão, tendo a certeza de que amar, cozinhar e agradar é uma combinação perfeita para se comemorar.



Ingredientes



500 g de talharim

1 ramo de manjericão

½ xícara (chá) de azeite

2 dentes de alho picados

4 tomates maduros e firmes

1 lata de atum sólido em água escorrido

½ cebola ralada

½ xícara (chá) de mussarela ralada

1 colher (sopa) de requeijão cremoso

Folhas de manjericão a gosto

Sal e pimenta a gosto

½ xícara (chá) de parmesão ralado






Preparo



Em uma panela grande, coloque água suficiente para cobrir o talharim, o ramo de manjericão e o sal. Quando levantar fervura, cozinhe o talharim al dente.







Escorra, despreze o ramo de manjericão e disponha o macarrão em uma travessa. Em uma panela, aqueça 3 colheres (sopa) de azeite e doure o alho. Envolva o macarrão no azeite com alho e reserve, mantendo-o aquecido









Corte os tomates ao meio, retire as sementes e ponha-os virados para baixo sobre papel toalha, para escorrer o excesso de água.


  



Em uma tigela, misture o atum, a cebola ralada, a mussarela ralada, o requeijão cremoso e as folhas de manjericão. Tempere com sal e pimenta a gosto. Recheie os tomates, coloque-os em uma assadeira, polvilhe o parmesão e regue com o restante do azeite.






Leve ao forno, pré aquecido, a 200 °C e deixe assar até os tomates murcharem um pouco e derreter os queijos. Em uma travessa, acomode o talharim e os tomates. Sirva em seguida.






Rendimento: 4 porções



Informação nutricional (porção)



Energia: 600 kcal

Proteína: 33 g

Carboidrato: 100 g

Lipídeo: 24 g

Vitamina B3: 5,2 mg

Vitamina C: 21,2 mg

Cálcio: 337 mg

Fósforo: 226 mg
Ferro: 2,7 mg



Dica: Se preferir reserve pedacinhos de atum para misturar ao macarrão.





Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores. Tiago 5:13.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Moussaka





Moussaka é um prato típico da Grécia, que é normalmente feito com cordeiro, adaptado perfeitamente, com carne bovina moída. Combinando o sabor picante da berinjela, a consistência da batata, a suavidade do bechamel e a leve acidez do molho de tomate, formam esse delicioso bolo grego. Parecido com uma lasanha, perfumado com hortelã e o toque clássico da noz moscada e canela em pó. Para os leigos, pode não ser muito fácil de preparar, mas, é um prato notável e surpreendente para os verdadeiros apreciadores. É só ter calma, paciência e capricho, que será uma explosão de sabores na hora de degustar. Após experimentar, ele irá te conquistar.

Ingredientes

5 berinjelas
4 batatas médias cozidas e sem casca
500 g de carne moída
300 ml de molho de tomate
1 xícara (chá) de molho branco
½ xícara (chá) de parmesão ralado
1 cebola
1 dente de alho
Sal
6 folhas de hortelã
2 gemas
Canela em pó e noz moscada a gosto

Preparo

Corte as berinjelas em fatias. Regue com um pouco de azeite. Leve em uma grelha ou chapa bem quente até ficarem apenas douradas de ambos os lados.





Pique a cebola e cozinhe durante alguns minutos em uma frigideira quente com azeite, acrescente o alho. Junte a carne moída, o sal e a canela, e em seguida, o molho de tomate, deixando por mais alguns minutos até encorpar. Separe a folhas de hortelã, pique e acrescente quando a carne estiver pronta. Corte as batatas em rodelas já cozidas. Tempere o molho branco com um pouco de noz-moscada e acrescente as gemas.






Montagem

Em um refratário coloque um pouco de azeite e um pouco do molho com a carne. Depois coloque as berinjelas, uma camada de molho e uma de batatas. Repita este procedimento até alcançar o alto do refratário.








Cubra com o molho branco. Polvilhe o queijo parmesão ralado e cozinhe no forno até gratinar.






Deixe repousar 5 minutos e sirva.


Rendimento: 8 porções


Informação nutricional (porção)

Energia: 258 kcal
Proteína: 20 g
Carboidrato: 25 g
Lipídeo: 9 g
Vitamina B3: 4,2 mg
Vitamina C: 17,4 mg
Fósforo: 257 mg
Ferro: 2,1 mg
Zinco: 3,6 mg
Potássio: 797 mg
Fibras: 4,3 g


Dica: Use pimenta do reino se preferir. Acompanha salada de folhas verdes, pão e um bom vinho tinto.


De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convêm que isto se faça assim. Tiago 3:10. Reflexão: Devemos proferir da nossa boca apenas palavras de bençãos, pois assim, geramos bençãos em nossas vidas e na vida de nosso próximo.

Purê de abóbora

.




Na maioria das vezes quando pensamos em abóbora, imaginamos as tradicionais receitas, a exemplo do camarão ou carne seca. Com a polpa leve, saborosa e ligeiramente adocicada, é utilizada nos mais diferentes pratos doces e salgados. Excelente no preparo de sopas, escondidinho, torta e até como recipiente para recheios especiais. Além de gostosa e versátil, tem pouquíssimas calorias, contém fibras, rica em água e vitamina A. Vamos fazer um purê simples e delicioso, estilo comida caseira, para acompanhar carnes e variar o cardápio do santo purê de sempre.





Ingredientes


1/2 quilo de abóbora descascada e picada


1 tablete de caldo de legumes


1/2 colher (sopa) de manteiga


1 colher (sopa) de azeite


½ cebola ralada


1 pitada de noz moscada


1 colher (sopa) de salsa picada




Preparo





Cozinhe a abóbora com uma xícara (chá) de água e o caldo de legumes, até secar a água.






Retire do fogo e amasse com um garfo ou passe pelo espremedor. Reserve. Em uma panela coloque a manteiga, o azeite e doure a cebola. Acrescente à abóbora amassada a noz moscada e a salsa.






Desligue o fogo e sirva.




Rendimento: 4 porções




Informação nutricional (por porção)


Energia: 107 kcal

Proteína: 1,7 g

Carboidrato: 13,5 g

Lipídeo: 5,1 g

Vitamina A: 468 RE

Vitamina C: 52,5 mg




Dica: Pode acrescentar molho de pimenta ao purê ou pimenta de bico, que é bem suave. Acompanha carnes e peixes.







Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus. 1 Coríntios 2:5.

Confiar no homem geralmente nos traz frustrações. Quando confiamos no poder de Deus em nossas vidas, Ele nos dá sabedoria, discernimento e alegria, mostrando-nos o melhor caminho a seguir.

domingo, 15 de maio de 2011

Suflê de frango e milho verde




O suflê é um convite ao paladar e criatividade dos apreciadores da boa comida. O nome é chique, vem  do frances,  tem uma  aparência de “inchado” e se adaptou bem ao gosto brasileiro. Quem gosta de cozinhar, sabe que o preparo é simples, possibilita muitos recheios e é servido quente. Tem  uma textura aerada, bem  leve, preparado a base de bechamel ou algum purê, permite um resultado final delicioso e requintado. Com receitas variadas, o suflê  é um prato versátil, podendo ser preparado com queijos, verduras, carnes, legumes, frutos do mar e até alguns sabores doces.

Ingredientes

1 lata de milho verde escorrido
4 gemas
1 colher (sopa) de manteiga
Sal a gosto
50 g de queijo parmesão ralado
2 xícaras (chá) de leite
1 colher (sopa) de farinha de trigo
300 g de peito de frango temperado, cozido e desfiado
1 colher (sopa) de fermento em pó
4 claras em neve.

Preparo

No liquidificador, bata o milho verde, as gemas, a manteiga, o sal, o parmesão, o leite e a farinha de trigo até formar uma mistura homogênea. Transfira a mistura para uma tigela, adicione o frango, o fermento e as claras em neve. 


A seguir. Coloque em um refratário ou em formas individuais e asse em forno préaquecido, a 200° C durante 30 minutos ou até dourar. Sirva com salada de folhas.

Redimento: 4 porções

Informação nutricional (porção)


Energia: 393 kcal
Proteína: 39 g
Carboidrato: 14 g
Lipídeo: 18 g
Vitamina B2: 0,5 mg
Vitamina B3: 7,8 mg
Vitamina B12: 0,9 mcg
Cálcio: 301 mg
Fósforo: 467 mg
Zinco: 2 mg
Iodo: 43 mcg
Selênio: 16 mg


Dica: Não despreze a água do cozimento do frango. Serve para enriquecer molhos, arroz e sopas.
As claras em neve deve estar bem firme e adicionada com delicadeza.
Antes de levar o suflê ao forno, salpique parmesão para obter uma cor dourada.



Mas graças a DEUS que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.  1 Coríntios 15:57